segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Cyberpunk:gênese e conceito.

...Após uma breve contextualização da década de 80 e das teorias pós-modernas, vejamos por que elas são uma fonte para a ficção científica contemporânea através do movimento cyberpunk.
O termo cyberpunk foi cunhado pelo escritor norte-americano Bruce Bethke em 1983, em sua short-story3 homônima. Segundo Featherstone e Burrows (1995), o termo está diretamente ligado às teorias pós-modernas, pois tanto o cyberpunk é uma fonte para essas teorias, sendo estudado por diversos autores, quanto, na contramão, as teorias fundamentam cultural e socialmente esse tipo de ficção. Os autores apontam que o termo cyberpunk, assim como seu correlato, cyberspace4, origina-se do termo cibernética, conceito cunhado pelo teórico Norbert Wiener em 1948, não por acaso uma das obras fundamentais tanto para a informática quanto para a teoria da comunicação.

Featherstone e Burrows (1995) também apontam o trabalho de William Gibson como uma obra exemplar de poética cyberpunk. Gibson é um dos principais autores de ficção cyberpunk, tendo, no livro Neuromancer5 (1984) criado o conceito de ciberespaço e inspirado uma série de outros autores como Pat Cadigan, Bruce Sterling, Lewis Shiner e Greg Bear.

O cyberpunk é visto como uma visão de futuro no qual há uma ambigüidade intrínseca à época, sendo por vezes nostálgico, romântico e anti-tecnológico e por vezes deslumbrado com os ``brinquedinhos'' proporcionados pela tecnologia per se. Na introdução do livro Cyberspace, Cyberbodies e Cyberpunk, Featherstone e Burrows estabelecem uma relação entre a teoria social de Baudrillard e a literatura de Gibson enfatizando que aonde Baudrillard diz ter abandonado a teoria em favor de uma literatura acerca do social foi o exato ponto onde Gibson maximizou a teoria em sua literatura, sendo que, ambos associam a cibercultura à pós-modernidade.

Ainda no mesmo artigo, os autores apontam que o cyberpunk é uma visão de mundo atual que engloba literatura, música, cinema, teorias, a cultura jovem e a cultura da MTV e a cultura do PC/Macintosh. Nesse contexto, são citados Mary Shelley, Philip K. Dick e J.G. Ballard, Gibson e outros escritores, McLuhan, Wiener, Walter Benjamin e Baudrillard como teóricos e a música de Patti Smith, Lou Reed, Ramones, Sex Pistols (a geração punk ) como fontes de sua influência.

A visão cyberpunk reconhece o enfraquecimento do espaço público e o aumento da privatização da vida social, na qual os laços sociais fortes não existem mais. Para os autores, nesse espaço público as pessoas são tecnologizadas e reprimidas ao mesmo tempo, sendo que a tecnologia media nossas vidas sociais. É ainda mais fácil de perceber tais características nas imagens mostradas nos produtos culturais como videoclipes, filmes, livros, comerciais, todos enfatizando a interação e interface homem-máquina, seja via internet, realidade virtual, RPGs, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário